quarta-feira, 14 de abril de 2021

Itamaraju – poema da estrada

Quinze horas cruzando Minas Gerais.

As flores, as máscaras e os dois arco-íris na fronteira.

Quinze horas abandonando flechas no acostamento.

Quinze horas cruzando um Sonho absurdo e gigantesco.

Quinze horas nas veredas da mata de Tempo.

Quinze horas de guerra e oração dentro.

Itamaraju foi crescendo – o que era um quintal se fez um céu.

E nossos corpos deitaram-se um sobre o outro.

Meus passos de vespa zumbindo no mercado.

Comprando frutas, comprando própolis, comprando cigarros.

Meus passos de mosca santificando a semana de um só dia.

Mastigando bolinhos caipiras na porta da barraca e lembrando.

De uma noite no vale dos buritis – penas brancas & cobras corais.

O rapé. O pajé. A poeta. O irmão.

Itamaraju – palavra que desconheço o significado.

Pedra, como tudo que é pele à minha pele.

Quinze horas de lírios à sombra da segunda sombra da oiticica.

Jaguaribe; minha fome, minha sede, minha monástica aparição

às horas de rumores & neblinas

Itamaraju. Jurema.

(os raios que habitam teus lábios – e o meu perdão saltitando como uma rã entre vossas mãos)

Caminhões & faróis altos.

Faróis altos.

Bananas, uma bolinha de plástico de máquina à moedas.

Quinze horas e nenhum cansaço.

A força límpida e cristalina da estrada.

Recolhimento pandêmico e notícias da terra.

Itamaraju – o oposto perfeito de esquecimento.

Pedra que guarda o que recebe.

Lugar onde se assenta.

ita /mar / azul

uma fotografia mais para o álbum.

 

nuno g.

Toróró, 14 de abril de 2021

12 comentários:

  1. Que sensibilidade! Ficou massa, Nuno 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Parabéns poeta.

    Que bom ser conduzido nesse caminho pelas suas palavras. Ambiente mágico.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, consegui viajar sem sair do lugar

    ResponderExcluir
  4. Que massa! Itamarajú é a terra da minha tia Aidê! Morreu a bixinha , gostava tanto dela. Ela era evangélica desbocada!

    ResponderExcluir
  5. Eeee, Nuno!!! Fui trasnportada com sua poesia! Muy bonito, carnalito!

    ResponderExcluir
  6. Nuno boa noite
    li seu poema itamaraju,muito bom.Gostri bastante.sua tia Edna

    ResponderExcluir
  7. Poesia com gosto de viajem. Só me da vontade de botar o pé no mundo!

    ResponderExcluir