segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

heresia

minha vó hoje me gritou
herege, vociferou
só por causa de que eu disse
que Adélia Prado sabia de deus tudo
e São Tomás de Aquino nada

minha vó se irritou deveras
é que ela nunca leu o coração disparado
nem o homem da mão seca
se lesse saberia que Adélia
traz desespero no corpo
vê deus com a carne
e extrai teologia de dor de dente

se algum dia folheasse
os manuscritos de Felipa
ou
quero minha mãe
entenderia que Adélia
cozinha, ama e arruma casa
como quem reza, medita, encarna

Adélia Prado é a sarça ardente do monte Horeb
São Tomás de Aquino é só uma pilha de palavras mofadas
sua Voz roça com viço a pele do mistério:
meu espírito está preso à carne
aceito e confesso o absurdo que me salva
tamanha delicadeza
há de ser mesmo uma heresia...

nuno g.

Um comentário:

  1. Não conheço a fundo a poesia de Adélia Prado, tampouco os escritos de Tomás de Aquino. Mas gosto da comparação e das palavras que coloca esta mulher sábia como detentora de um poder sobre as palavras que a faz extrair teologia de dor de dente. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir